As pessoas têm escrito sobre maneiras de se livrar das moscas da fruta desde que foram criadas frutas, moscas, canetas e papel. Alguns dizem que você deve refrigerar todas as frutas. Outros dizem que você deve comprar armadilhas comerciais. Mas temos a resposta definitiva graças a Todd Schlenke, professor assistente de biologia da Universidade Emory, que passa o dia todo estudando essas pragas traquinas.

Como se Livrar de Moscas de Fruta

Schlenke trabalha com o gênero  Drosophila – em oposição às moscas-das-frutas maiores do Mediterrâneo que vivem em pomares – e estuda seu sistema imunológico e a resistência a inseticidas. Apesar de uma foto realmente fantástico em seu site que mostra a ele e “Team Schlenke” usando frutas mosca camisetas a um  Drosophila  conferência em Chicago, Schlenke jura que não é um cara real. “Não estou interessado em moscas por si só; estou interessado nelas porque são úteis para responder a perguntas científicas”.

As moscas da fruta podem ser minúsculas, mas têm um poderoso olfato e captam “plumas de odor” que emanam de sua casa. “As moscas da fruta passam a vida inteira procurando o cheiro de fruta podre e depois entram por fendas na porta ou, no entanto, o cheiro está saindo da sua casa”, diz Schlenke. “Na verdade, as moscas da fruta não comem frutas, apesar do nome. Elas comem o fungo ou a podridão que cresce nas frutas. Portanto, o melhor é não deixar as frutas apodrecerem”.

Segundo Schlenke, uma banana marrom não é um problema – é a fruta que está se moldando ou se deteriorando visivelmente na sua cozinha e que atrai as moscas. Se a fruta apodrecer por longos períodos de tempo, as moscas da fruta podem botar e chocar ovos nela. “É raro as moscas estarem se reproduzindo em sua casa, a menos que você apodreça muitas frutas”, diz ele. “Nas melhores condições, leva 10 dias para percorrer todo o seu ciclo, de larvas a pupas até metamorfose”.

Mas se as moscas da fruta se sentirem em casa na sua cozinha, Schlenke diz que a melhor maneira de se livrar delas é dar-lhes um bom copo de vinho e dizer adeus. “As frutas voam como o cheiro de frutas podres porque comem os microorganismos, como fungos, que compõem a podridão. Os fungos convertem açúcares de frutas em energia usando o processo de fermentação, do qual o álcool é um subproduto”, diz ele. “Então, se você toma um copo de vinho – que é realmente fruta fermentada – ou vinagre – que é realmente,  realmente  fermentada – é onde eles querem estar”.

E é aí que você deseja que esteja um funil. “As moscas da fruta atravessam o buraco para sentir esse cheiro e ficam presas no líquido”, diz Schlenke. “No laboratório, fazemos armadilhas assim com vinagre o tempo todo. Se você quiser melhorar ainda mais, pode colocar o fermento de padeiro no vinagre também”.