Se você esqueceu de remover a caneta do seu bolso, teve um acidente no escritório, ou o seu pequeno decidiu desenhar-lhe uma imagem em sua camisa manchas de tinta nunca são uma visão bem-vinda. Felizmente, é possível remover manchas de tinta de roupas usando produtos domésticos comuns. Nunca lave e seque a roupa antes de remover a mancha, o secador irá definir a mancha e torná-lo muito mais difícil de remover.

Como Remover Manchas de Tinta de Roupas

Tipo de mancha À base de água, corante, óleo
Tipo de detergente Detergente para a roupa líquido
Temperatura da água Quente
Tipo de ciclo Varia de acordo com o tipo de tecido

Métricas do projeto

Tempo de trabalho: 20 minutos

Tempo total: 2 a 24 horas

Antes de você começar

O primeiro passo é determinar o tipo de tinta que causou sua mancha. Manchas de tinta à base de água, como marcadores laváveis, são algumas das mais fáceis de remover. Uma mancha permanente de tinta (incluindo as da maioria dos marcadores e marcadores permanentes) pode ser um desafio maior, mas a tinta esferográfica responde bem à maioria dos métodos.

Gorjeta

Manchas de tinta fresca são mais fáceis de remover do que as secas. Se você tiver sorte o suficiente para detectar uma mancha de tinta antes de secar, cubra-a com sal, passe um pano macio com uma toalha de papel úmida e, em seguida, escove o sal. Repita até a mancha desaparecer.

 

O que você precisará

Suprimentos

  • Detergente para a roupa líquido

Ferramentas

  • Toalhas ou panos limpos e secos
  • Tigela ou banheira rasa

Remova manchas de tinta à base de água das roupas

  1. Blot the Stain

    Coloque as roupas manchadas em cima de uma toalha ou pano limpo e seco. Aplique água na área manchada e seque com outro pano limpo. Enquanto você apaga, a mancha começa a ser transferida para o pano de limpeza.

  2. Adicione detergente ao local

    Aplique uma pequena quantidade de detergente líquido na mancha de tinta e deixe o tecido repousar por três a cinco minutos.

  3. Lave a roupa em água quente

    Lave normalmente, usando a água mais quente recomendada para o tipo de tecido. Antes de secar, verifique se toda a mancha foi removida. Se restar algum traço da área manchada, repita as etapas de limpeza.

Remova manchas permanentes de tinta das roupas

Álcool é frequentemente eficaz em manchas de tinta permanentes. O líquido pode não remover a mancha completamente (é chamado de “tinta permanente” por um motivo), mas ajudará a pelo menos desbotar a marca. Se o tecido puder ser branqueado, você poderá ter uma chance melhor de remover completamente a mancha.

O que você precisará

Suprimentos

  • Álcool
  • Detergente para a roupa líquido
  • Alvejante à base de oxigênio (opcional)

Ferramentas

  • Toalha branca limpa
  1. Teste o tecido

    Pegue uma toalha branca limpa e coloque o item manchado por cima. Teste o álcool em uma costura escondida do tecido. Se o item não parecer danificado, passe para a próxima etapa.

  2. Seque a mancha com álcool

    Use uma toalha de papel ou pano limpo para esfregar o álcool na mancha. Isso diluirá a mancha e facilitará a remoção na lavagem. A toalha embaixo pode ficar úmida e descolorida pela lixiviação da tinta – se isso acontecer, mova a peça para uma seção limpa e seca da toalha para impedir que a área reabsorva qualquer tinta removida. Continue esse processo até que não haja mais tinta para remover. Lave a área manchada completamente livre de álcool; várias lavagens podem ser necessárias.

    Se você estiver tentando remover a tinta da caneta esferográfica, depois de usar o álcool, aplique detergente líquido regular para a área e deixe descansar por três a cinco minutos.

  3. Verifique o tecido e lave a roupa

    Se a mancha desaparecer, lave a roupa em um ciclo regular usando a água mais quente e segura para o tecido. Se a mancha persistir, misture uma solução de alvejante à base de oxigênio e água fria. Siga as instruções da embalagem quanto ao produto a ser usado por galão de água. Mergulhe completamente a peça e deixe de molho por pelo menos oito horas. Se a mancha persistir, misture uma solução nova e repita. Lembre-se de verificar se a mancha foi completamente removida antes de secar a roupa.

 

Outros tratamentos para manchas difíceis de tinta nas roupas

Removedor de esmalte

Embora possa trabalhar com manchas permanentes de tinta, o removedor de esmalte pode danificar os tecidos . Teste-o em uma costura interna ou em uma área oculta da roupa primeiro. Se tudo correr bem, limpe da mesma maneira que as instruções com o álcool. Mova a área manchada para uma seção limpa e seca de uma toalha enquanto a tinta é removida. Quando terminar, lave o removedor de verniz completamente do tecido e lave a roupa conforme recomendado na etiqueta de cuidados .

Laca

A maioria dos sprays contém álcool, o que ajuda a dissolver a tinta e remover a mancha. Tente encontrar uma laca com alto teor alcoólico, geralmente as marcas menos caras são as melhores. Coloque uma toalha limpa embaixo do tecido onde está a mancha, borrife-a cuidadosamente com a laca e seque com outra toalha limpa até que a mancha desapareça. Lave a roupa conforme recomendado.

Leite

Encha uma tigela rasa ou outro recipiente com leite suficiente para cobrir a mancha de tinta quando o tecido estiver submerso e deixe de molho durante a noite. Remova o dia seguinte e lave a roupa conforme recomendado.

Vinagre e amido de milho

Primeiro, molhe a mancha de tinta com o vinagre . Em seguida, crie uma pasta com duas partes de vinagre e três partes de amido de milho e trabalhe no tecido. Deixe a pasta secar completamente antes de lavar a peça de roupa.

Gorjeta

Se a roupa estiver apenas limpa a seco, aponte e identifique a mancha no seu  limpador profissional.  Se você estiver  usando um kit de limpeza a seco em casa , trate a mancha com o removedor de manchas fornecido antes de colocar a roupa na bolsa do secador. Consulte o nosso guia para obter mais dicas sobre remoção de manchas.