Manchas de água em móveis de madeira e pisos de madeira podem levá-lo a pensar que eles estão permanentemente danificados. No entanto, existem vários métodos que você pode usar para fazer seus utensílios domésticos de madeira parecerem tão bons quanto novos.

 

Como limpar manchas de água da madeira

Como Remover Manchas de água da Madeira

Antes de limpar uma mancha, determine que tipo de mancha é e quanto tempo ela está lá. O tipo mais comum de mancha é conhecido como mancha de água branca. Esta mancha indica que a água penetrou no acabamento da madeira.

Existem muitos métodos que efetivamente removem a mancha de água da madeira manchada. Você pode ter que tentar mais de um método antes de ver resultados. Naturalmente, quanto mais rápido você pegar a mancha, mais fácil será a remoção.

Remoção de manchas frescas

Se você acabou de derramar água no chão ou nos móveis, mover-se rapidamente pode evitar que a mancha de água aconteça.

  • Imediatamente polir a área com um pano de algodão macio, como uma fralda de pano. Isso absorverá a água sem arranhar a madeira.
  • Tenha cuidado para polir com o grão da madeira para obter melhores resultados.
  • Se você ainda vir uma marca, use um secador para secar o excesso de umidade antes que ele se instale na madeira. Faça isso cuidadosamente em uma configuração baixa, se possível ou você pode transformar a marca d’água em uma marca de calor!
  • Uma vez que a mancha é removida, polir a área com um polimento de móveis à base de óleo. Isso removerá qualquer mancha restante e fará sua madeira parecer agradável e nova.

Remoção de manchas mais antigas

Existem muitos métodos para remover manchas de água mais antigas. Você pode ter que tentar mais de um para tirar a mancha completamente.

Removedor de Marca d’Água
Existem vários produtos comerciais especialmente formulados para remover não apenas marcas de água de móveis, mas manchas causadas pela exposição ao calor, frio, álcool ou marcadores mágicos. Leia atentamente as instruções antes do uso, pois algumas requerem ventilação adequada, enquanto outras podem ser usadas em espaços fechados e sem máscaras faciais protetoras ou luvas.

Limpador de piso de madeira
Você pode comprar produtos projetados para remover manchas de água de madeira em lojas de limpeza doméstica e abastecimento doméstico. Aplique-os com um spray e limpe-os com um pano úmido.

Borracha Mágica
Outro produto comercialmente útil é um Magic Eraser. Basta gentilmente polir uma borracha úmida, indo com o grão da madeira. Para manchas mais profundas, você pode precisar fazer isso várias vezes. Então, polir a madeira normalmente.

Maionese
Aplique uma pequena quantidade de maionese em um pano (ou uma camiseta descartável antiga) e coloque-a na marca d’água. Deixe-o sentar por uma hora ou mais, mas não deixe secar. Se ele secar, aplique mais maionese para manter a área úmida. Limpe-o com um pano de algodão grosso quando terminar. Você também pode misturar cinzas de cigarro em sua maionese.

Sal e Óleo
Faça uma pasta com sal e azeite. Esfregue-o suavemente e deixe descansar por 15 a 20 minutos. Retire com um pano de algodão e polir a madeira. Você também pode fazer isso com apenas uma colher de chá de sal e um pouco de água.

Creme dental
Use uma pasta de dente branca, não gel, para este remédio. Aplique uma pequena quantidade de pasta de dente na mancha e polir suavemente, com o grão de madeira, com um pano de algodão macio. Limpe a pasta de dente com um pano úmido e polir. Para manchas mais duras, adicione bicarbonato de sódio em partes iguais à pasta de dente.

Vinagre
Misture o vinagre branco com uma quantidade igual de azeite e use um pano para esfregar esta solução com o grão. Uma vez que a mancha seja removida, use outro pano para absorver o excesso de mistura e engraxar a madeira.

Bicarbonato de sódio
Crie pasta com uma colher de bicarbonato de sódio e uma colher de chá de água e aplique-a na mancha. Esfregue suavemente com um pano. Se o mesmo não sair, aplique mais pasta e deixe-a sentar durante a noite. Limpe-o com um pano de algodão pela manhã.

Lã de Aço
Lã de aço saturada com óleo de limão pode ser usada para polir manchas de madeira. Como sempre, buff na direção do grão de madeira. Certifique-se de usar óleo de limão suficiente para evitar arranhões na madeira. Certifique-se de usar uma lã de aço de qualidade disponível para sua loja local de melhorias domésticas em vez de uma lã limpa doméstica regular.

Um Ferro
Use um ferro quente para remover manchas de água e, curiosamente, manchas de calor! Coloque um pano de algodão espesso sobre a mancha e pressione o ferro quente sobre o pano. O ferro deve ser definido para a temperatura mais baixa. Segure-o lá por apenas alguns segundos de cada vez e verifique a mancha. Pode levar alguns minutos para a mancha desaparecer completamente.

Manteiga e Cinzas
Misture partes iguais de manteiga e cinzas de cigarro e esfregue delicadamente com um pano. Pegue um pano limpo para removê-lo.

Vaselina
Coloque um pouco de geleia de petróleo na mancha com um pano ou seus dedos e deixe-o durante a noite. Use o pano para limpá-lo no dia seguinte. Esta é outra substância que combina bem com cinzas de cigarro.

Madeira inacabada

Remover manchas de água de pisos e móveis de madeira inacabados é o cenário mais fácil. Tudo que você precisa fazer é pegar um pouco de lixa e lixar suavemente a área manchada. Você também pode aplicar alguns pratos suaves limpando sabão e água com um pano para a mancha.

Remoção de manchas de água da madeira

Ter belos móveis de madeira ou pisos manchados pela água pode ser perturbador. Se você tentar um ou mais dos métodos acima, você com certeza terá a madeira parecendo nova!