A última etapa em qualquer projeto de piso diy ou azulejo de parede é chamada de rejunte — aplicando uma pasta grossa que preenche e sela os espaços, chamados de juntas de rejunte, entre os azulejos. O rejunte de ladrilho padrão é à base de cimento, ou “cimentício”,” e vem em pó que você mistura com água. Felizmente, só há duas opções quando se trata de rejunte cimentado para o seu projeto de melhoria de casa: lixado ou sem escoamento.

Se você está trabalhando com telhas, a maioria dos instaladores e especialistas recomendam o uso de rejunte lixado graças à sua resistência e durabilidade sobre o rejunte não esparso. A variedade lixada encolhe menos e não racha tão facilmente sob pressão devido ao material agregado dentro da mistura. Para ladrilhos de parede, o rejunte não escoado pode ser uma escolha melhor, especialmente se o espaço entre os azulejos for inferior a 1/8 polegadas. Rejunte não esparso também é tipicamente mais fácil de trabalhar e é menos provável que danifique vidro ou telhas de cerâmica envidraçadas durante o processo de rejunte, uma vez que a mistura não contém abrasivos ásperos.

A chave para rejulgue com sucesso seu projeto de revestimento DIY é trabalhar em áreas gerenciáveis. Para pequenos trabalhos de azulejos, você pode ser capaz de completar cada etapa do processo de rejunte em toda a área antes de passar para a próxima etapa. Para trabalhos maiores, talvez seja melhor completar todos os estágios de rejunte em uma pequena área (como 10 metros quadrados) antes de começar de novo com uma nova área.

 

Como Rejunte Azulejo

Escolhendo uma cor de rejunte

O rejunte em pó padrão é vendido em uma variedade de cores para combinar ou complementar o azulejo. A melhor maneira de escolher uma cor de rejunte é usar a placa de amostra do fabricante de rejunte que exibe amostras reais de rejunte em todas as cores disponíveis. Segure um de seus azulejos ao lado de cada amostra de rejunte para que você possa ver como o azulejo fica com o rejunte.

Embora existam aditivos de rejunte que podem adicionar cor a uma mistura de rejunte para coloração personalizada, isso não é recomendado para iniciantes. É muito difícil misturar o corante perfeitamente e garantir coloração consistente de lote a lote. Qualquer variação será permanentemente visível na instalação do azulejo. Não tente colorir a mistura de rejunte com tinta ou outros aditivos não projetados para aplicações de ladrilhos.

Ferramentas especiais para grouting

A telha grouting é muito mais fácil com algumas ferramentas especiais baratas. O mais importante é um carro alegórico e uma esponja de rejunte. Um carro alegórico é semelhante a uma espátula, mas tem uma base de borracha. Use-o para aplicar o rejunte na superfície do azulejo, empurre o rejunte nas juntas de rejunte e raspe o excesso de rejunte das faces do azulejo. Qualquer flutuador padrão para rejunte à base de cimento é adequado.

Esponjas de rejunte são esponjas grandes e densas com bordas arredondadas. Eles são essenciais para limpar o excesso de rejunte das faces do azulejo sem puxar rejunte das articulações. Esponjas de rejunte também são usadas para suavizar as articulações de rejunte depois que o rejunte começou a definir. Não use esponjas quadradas padrão para rejunte. Eles não farão este trabalho efetivamente, e suas bordas afiadas podem estragar o rejunte nas articulações.

Mais algumas ferramentas especiais são úteis, mas não essenciais. Um balde de plástico pequeno é ideal para misturar rejunte, e uma espátula de margem facilita a mistura do rejunte e eliminar caroços e bolsões de pó seco. Para os estágios de esponja, você pode usar um balde pequeno para segurar sua água enxaguada, mas um balde de tamanho médio é mais conveniente.

 

Como rejunte azulejo

Como Rejunte Azulejo

Passo 1: Proteja todas as superfícies

Dependendo da escala do seu projeto, use folhas plásticas ou papel protetor, sem deslizamento, como rosina vermelha para proteger todas as superfícies de derramamentos de rejunte ou gotejamentos e proteja com fita adesiva dos pintores.

Passo 2: Prepare a superfície

Com alicate de nariz de agulha, remova todos os espaçadores de azulejos. Inspecione e limpe as sobras do adesivo e verifique se há materiais soltos entre as telhas e seus rostos.

Passo 3: Misture o Rejunte

Para misturar rejunte para o seu projeto de azulejo DIY, abra o saco de pó e despeje cerca de metade do saco em um balde. Você vai querer seguir as instruções do fabricante para a quantidade de água para adicionar à mistura, mas é uma boa ideia começar com um pouco menos do que o recomendado, uma vez que fatores como a umidade podem afetar as razões necessárias para criar a consistência perfeita.

Com uma espátula de margem ou outra ferramenta de agitação, misture o pó e a água à mão até que todos os caroços sejam eliminados, e é a consistência de manteiga de amendoim cremosa ou uma massa de bolo grossa. Adicione lentamente mais água se a mistura estiver muito desajeitada ou seca. Lembre-se de virar o balde em um ângulo para que toda a mistura seca seja incorporada.

Passo 4: Slake, o Rejunte

Uma vez que o rejunte atinja a consistência adequada, deixe o rejunte descansar ou “slake” por 10 minutos. Isso permite que a água e os produtos químicos se ativem totalmente e se unam, caso contrário o rejunte pode quebrar ou chipar. O rejunte pode ser ligeiramente mais grosso após 10 minutos, mas resista à vontade de adicionar mais água. Mexa o rejunte novamente com a faca de rejunte antes de iniciar seu projeto de melhoria da casa.

Passo 5: Aplique o Rejunte

Ao rejultar a telha, adicione rejunte a uma extremidade do flutuador de rejunte de borracha. Segure-o em um ângulo de 45 graus e aplique-o diagonalmente através das telhas, movendo-se através das juntas de rejunte (o espaço entre os azulejos) até que o rejunte tenha preenchido os espaços e esteja alinhado com a superfície do azulejo. Se você estiver rejulhando telhas de parede, mova o flutuador para cima em uma direção diagonal para reduzir a queda de rejunte no chão.

Passo 6: Remova o excesso de rejunte

Remova o rejunte em excesso da superfície do azulejo com o flutuador girando-o perpendicularmente ao azulejo. Raspe para o lado em um padrão “S” mantendo o ângulo de 90 graus, guinchando o máximo de excesso de rejunte da superfície das telhas possível.

Passo 7: Continue resmuindo as articulações

Continue recarregando o flutuador e aplique rejunte até que a seção esteja concluída. Ocasionalmente enxágue o carro alegórico em água quente e limpa ou raspe-o com uma faca de massa para evitar o acúmulo de rejunte. Deixe a seção secar por 20 minutos.

Passo 8: Azulejos limpos com uma esponja de rejunte

Pegue a esponja de rejunte, mergulhe-a em água limpa e quente e torça-a para que fique úmida, mas não molhada. Limpe a seção de ladrilhos em uma direção diagonal. Vire a esponja úmida para o lado limpo e limpe outra seção, removendo o excesso de rejunte. Enxágüe a esponja e repita até que a seção rejulada dos azulejos esteja limpa. Não se preocupe se uma neblina do rejunte permanecer – isso será removido mais tarde.

Passo 9: Ferramenta as linhas de rejunte

Liso e nivele as linhas de rejunte com uma esponja limpa ou um dedo enluvado. Isso é chamado “tooling”,” e o objetivo são as articulações de rejunte de aparência consistente, reduzindo linhas de rejunte que podem ser muito altas ou irregulares.

Passo 10: Limpe a Névoa do Rejunte

Espere uma hora para deixar o rejunte se preparar. Limpe a superfície do azulejo com um pano limpo e úmido e limpe a neblina restante dos azulejos. Limpe o pano com frequência com água morna. Uma vez que o rejunte tenha endurecido completamente, use um pano de queijo ou borracha mágica para polir a telha em um movimento circular.

Passo 11: Limpe suas ferramentas

Certifique-se de limpar todas as ferramentas de rejunte (espátula, flutuação de rejunte, esponja e baldes) enxaguando-as em água limpa. Guarde qualquer mistura seca em um saco plástico vedado. Rotule-o e armazene-o em um lugar fresco e seco para retoques e para reparar rejunte que pode quebrar ou chip no futuro.

Passo 12: Curar e Selar o Rejunte

Siga as instruções do fabricante para quanto tempo o rejunte deve curar para endurecer totalmente, mas espere que ele esteja pronto para selar em 48 a 72 horas. Usar um selador no rejunte irá protegê-lo de rachaduras e absorveções de manchas no futuro.