Escavar pode ser um exercício muito bom, mas também pode ser muito difícil para o seu corpo se você não fizer isso direito. Fazer direito começa com a escolha da pá certa para o trabalho e o aquecimento do seu corpo antes de chegar ao trabalho pesado. Fazê-lo errado — e há muitas maneiras de fazer errado — perde tempo e esforço e pode levar a ferimentos graves.

 

Como escolher as ferramentas certas para limpar a neve

Pás de neve são um bom exemplo de conseguir o que você paga. Não se incomode em procurar pás no supermercado (que normalmente têm as piores pás lá fora), e nem sequer considere uma pá montada com grampos. A melhor hora para comprar uma pá de neve é no outono, quando o tempo esfriou, mas a primeira grande neve ainda não atingiu. É quando lojas de hardware e home centers têm a melhor seleção e inventário adequado. Se você esperar até que uma tempestade atinja, você provavelmente vai descobrir que todas as boas pás foram compradas e você está preso com os cheapos que são difíceis de usar e não vão durar durante a temporada.

As pás de neve vêm de dois tipos básicos: scoopers e pushers. As pás scooper têm cabeças de pá maiores e mais profundas projetadas para colher uma grande carga de neve para jogar. Modelos melhores têm uma alça dobrada ergonômica que permite que você se aproxime do chão com menos dobra. As pás pusher normalmente têm uma alça reta e uma cabeça larga e rasa em forma de corte de neve. Eles são bons para empurrar neve para o lado da garagem, mas são péssimos para levantar e jogar neve.

Como Limpar a Neve

Para muitas configurações de garagem, é melhor ter um de cada tipo de pá. Use o empurrador para limpar uma grande área rapidamente, especialmente quando a neve é relativamente leve e não muito profunda. Use o scooper quando a neve estiver profunda e/ou pesada e para enfrentar derivas ou pilhas (às vezes criadas por empurrar).

A melhor hora para limpar a neve

Algumas pessoas gostam de escavar enquanto a neve está se acumulando, mesmo que tenham que fazê-lo novamente, para evitar um monte de trabalho pesado. Outros esperam até que a neve pare, então eles têm que cavar apenas uma vez, independentemente da profundidade final. Ambas as escolas de pensamento são válidas em certas condições, mas nem sempre; depende da situação:

  • Pá antes que pare de nevar quando o acúmulo de neve é esperado para ser pesado e você prefere usar uma pá tipo empurrador. Se a profundidade da neve passar alguns centímetros, empurrar a neve é ineficiente e mais difícil porque você vai acabar tendo que colher e jogar um monte de neve (e empurradores são ruins para colher). Você também pode escavar cedo e frequentemente se você simplesmente quiser evitar o levantamento pesado (talvez seu corpo se sai melhor com exercício de tonificação do que com esforço extenuante).
  • A pá depois de parar de nevar quando você já perdeu a janela para fácil empurrar ou sua configuração de garagem não é propícia para empurrar, de modo que levantar e jogar é a única opção.

Às vezes você não tem escolha porque a neve se acumula enquanto você está dormindo e você acorda para uma calçada muito coberta. Neste caso, é melhor limpar antes de puxar seu carro — mesmo que ainda esteja nevando. Dirigir sobre a neve torna a eventual escavação consideravelmente mais difícil e torna muito mais provável que você terá grandes faixas de gelo para enfrentar nos próximos dias.

 

Como limpar a neve eficientemente

Não há uma única maneira certa de limpar a neve, mas alguns fundamentos podem ajudar na maioria das situações. Primeiro, divida a área para que você esteja sempre o mais perto possível de onde você está despejando a neve (a “zona de depósito”). Normalmente é melhor começar no centro da garagem e trabalhar para ambos os lados. Segundo, limpe um caminho para caminhar para que você não pise na neve e embale-o para baixo, tornando difícil de remover. Terceiro, não pá duas vezes. Ou seja, não jogue neve em uma área que você eventualmente tem que limpar. Isso parece óbvio, mas acontece o tempo todo. Se você não pode alcançar a zona de depósito jogando de onde você está, faça um caminho claro, conforme necessário, e caminhe a neve até a zona.

Se você tem um empurrador e uma pá de furadeira, muitas vezes pode ser mais eficiente empurrar a neve para ambos os lados com o empurrador, em seguida, voltar e pá ao longo das bordas com o scooper. Esta também é a maneira mais rápida de abrir caminho para o seu carro com pressa; você pode terminar os lados quando chegar em casa. As pilhas ao longo dos lados podem ficar pesadas ou um pouco congeladas enquanto isso, mas pelo menos você evitou dirigir sobre a neve.

 

Como limpar a neve sem ferimentos

De acordo com um estudo nacional do Center for Injury Research and Policy, os americanos apareceram em salas de emergência para lesões relacionadas à escavação de neve, uma média de 11.500 vezes por ano entre 1990 e 2006. Entre os feridos nesse período, 34% foram lesões lombares, e um total de 1.647 foram ataques cardíacos fatais. Isso é um monte de lesões para o que é essencialmente uma tarefa doméstica, mas é uma prova clara da extenuante de limpar a neve — e, mais claramente, limpar a neve da maneira errada.

Para evitar se tornar uma estatística de lesões, siga algumas regras essenciais para uma técnica de pá segura e saudável:

  • Aqueça-se e comece devagar. Não pule da cama e comece a escavar logo de manhã ou vá direto do sofá para a entrada. Ir da inatividade ao trabalho pesado (especialmente no frio) é uma receita para puxar um músculo, jogar suas costas, ou pior. Aqueça primeiro fazendo alguns alongamentos e alguma atividade leve. Quando começar a escavar, não enfrente as coisas realmente pesadas primeiro.
  • Engaje seu núcleo. Para os não-fitness-buffs, isso significa apertar seu estômago, como você está se preparando para um soco ou você está tentando olhar em forma na praia. Isso protege sua coluna vertebral e é particularmente importante ao levantar e jogar uma pá cheia de neve ou você está empurrando neve pesada ou raspando no gelo.
  • Use suas pernas e quadris. Dobre os joelhos e a dobradiça nos quadris para cair e levantar com as pernas o máximo possível. Tudo bem se curvar (você não precisa ficar ereto), mas tente manter sua cabeça e coluna inteira em um plano plano. Como seus pais sempre diziam: Não deslouch!
  • Não torça e jogue. Torcer a coluna com peso pesado é a maneira mais rápida de resolver problemas. Vire seu corpo para o lado para jogar a neve, e mantenha a pá baixa. Não torça ou jogue alto sobre seu ombro.
  • Mude de lado. Mude sua posição de mão na pá, e assim a direção que você joga ou empurra a neve, a cada 10 pás, ou assim. Usar a mesma posição pneus repetidamente pneus músculos mais rápido e aumenta o risco de lesão.
  • Faça pausas. Limpar neve é um trabalho duro, mesmo para pessoas em forma. Estamos sempre ansiosos para fazer a pá (especialmente quando estamos atrasados para o trabalho), o que nos encoraja a exagerar. Resista à tentação e faça uma pausa a cada 10 a 20 minutos, dependendo do seu nível de aptidão.
  • Tenha muito cuidado se estiver em risco. O tempo frio aumenta o risco de trauma cardíaco. O frio combinado com esforço extenuante, particularmente quando você não aqueceu corretamente, torna o risco de lesão muito maior. Se você está em risco de ataque cardíaco ou tem outra condição médica que pode entrar em jogo, peça recomendações ao seu médico.