Cappuccinos leves e espumosos são uma bebida favorita para muitos amantes de café. Uma vez que você adquire duas habilidades baristas básicas (puxar tiros e espumar leite), você pode aprender a fazer cappuccinos sozinho.

Como Fazer Capuccino Cremoso

Um cappuccino é uma bebida italiana de café que é tradicionalmente preparada com partes iguais expresso duplo, leite cozido no vapor e espuma de leite no vapor por cima. O creme pode ser usado em vez de leite. É tipicamente menor em volume do que um café com leite, e tem uma camada mais espessa de microfoam. O expresso é tipicamente feito com um café torrado escuro e moído finamente.

Em italiano, cappuccino significa “pequena tampa”,” que descreve adequadamente a cabeça de leite espumado que fica no topo da base de expresso da bebida. De acordo com a história, também supostamente deriva do vestido da ordem capuchinha dos monges. Com seus icônicos capuzes marrons e cabeças raspadas, os monges capuchinhos são uma semelhança humana muito próxima com o anel de espuma crema e branca que supera a bebida clássica.

Microfam é leite espumado/cozido no vapor em que as bolhas são tão pequenas e numerosas que não são vistas, mas tornam o leite mais leve e grosso. Quando o expresso for derramado corretamente, o microfoam permanecerá parcialmente em cima da caneca, bem como misture bem com o resto do cappuccino.

Cappuccinos geralmente são feitos usando uma máquina de café expresso. O expresso duplo é derramado no fundo do copo, seguido por uma quantidade semelhante de leite quente, que é preparado aquecendo e texturizando o leite usando a varinha de vapor da máquina de café expresso. O terço superior da bebida consiste em espuma de leite, que pode ser decorada com arte feita com o mesmo leite, ou simplesmente polvilhada com canela ou cacau em pó.

 

Como Fazer Capuccino Cremoso

Ingredientes

Para o Expresso

  • 2 colheres de sopa de café
  • 4 onças de água

Para o leite espumado

  • 4 onças de leite

Passos para fazê-lo

Nota: Embora existam vários passos para esta receita de cappuccino, ele é dividido em categorias viáveis para ajudá-lo a planejar melhor para puxar tiros, vaporizar leite e montar sua bebida.

  1. Puxe um tiro duplo de expresso
    Reúna os ingredientes.
  2. Coloque a água na caldeira da máquina de café expresso.
  3. Coloque as 2 colheres de sopa (2 doses) de café expresso moído no portafiltro.
  4. Tampe (pressione) o café para baixo usando uma adulteração. Faça isso de duas a três vezes para ter certeza de que os terrenos estão apertados.
  5. Coloque o portafiltro na cabeça do grupo da máquina de café expresso e bloqueie no lugar, virando-o para a direita.
  6. Coloque um copo de demitasse ou a jarra de vidro que veio com sua máquina de café expresso sob a cabeça do grupo e puxe o tiro por 23 a 30 segundos, ou até que 2 onças de expresso seja render. Normalmente, há uma alavanca, interruptor ou botão para iniciar este processo.
  7. Uma vez que o tiro é puxado, espuma o leite.

Espuma o Leite

  • Coloque o leite em um copo de vidro ou em um pequeno jarro de metal.
  • Insira a varinha de vapor no recipiente com o leite, logo abaixo da superfície do leite
  • Acione a varinha de vapor na máquina de café expresso. (Você pode precisar ler o manual da sua máquina de café expresso para isso, pois cada fabricante de expresso é um pouco diferente.)
  • Certifique-se de manter a ponta da varinha em direção ao lado do recipiente. Isso criará um vórtice com o leite.
  • Mova o recipiente para cima, mais baixo, mais perto, depois mais para que a varinha de vapor possa incorporar o ar no leite, fazendo a espuma. As bolhas devem ficar cada vez menores à medida que você faz isso.
  • Uma vez que o leite tenha espumado para dobrar seu tamanho, desligue a varinha de vapor.
  • Cubra o expresso com leite espumado logo após espumar. Quando inicialmente derramado, os cappuccinos são apenas expresso e espuma, mas o leite líquido rapidamente se instala para fora da espuma para criar a espuma (aproximadamente) partes iguais, o leite cozido e o expresso pelo qual o cappuccino é conhecido.

 

Qual é a diferença entre um cappuccino e um latte?

Idealmente, um cappuccino é idealmente composto por partes iguais expresso, leite cozido no vapor e espuma. Um latte composto por expresso e leite no vapor, com uma fina tampa de espuma na parte superior.

Dicas

Recomenda-se o uso de água filtrada, pois a qualidade da água pode afetar o sabor do seu tiro expresso e possivelmente danificar sua máquina.