Aespiga de milho não é apenas um vegetal de verão – você pode saborear esse tratamento em qualquer refeição quando aprender a congelar milho. Imagine servir este sabor apreciado com a sua peru de férias ou a entrada do dia de São Patrício. Não é apenas possível, mas fácil. O congelamento do milho envolve etapas simples que permitem que todos os membros da família participem em algum momento. É uma ótima maneira de introduzir as crianças na preservação de alimentos.

Como Congelar o Milho

O congelamento do milho fresco é feito de duas maneiras: espiga ou fora. Congelar espiga de milho segue os mesmos passos que congelar os grãos, exceto que você estará congelando espigas de milho inteiras. As espigas ocupam muito mais espaço no congelador, portanto, lembre-se disso. O milho congelado na espiga às vezes desenvolve um sabor cobby ou fica mole.

Para congelar a espiga de milho, você precisa remover os grãos das espigas. Você pode comprar gadgets especiais para esta tarefa, mas provavelmente possui dois itens que tornam o trabalho simples e rápido: uma panela e uma faca elétrica. Use a forma de empunhadura para apoiar as orelhas ao remover os grãos, deslizando a ponta pequena da espiga no buraco da forma. Grãos cortados coletam ordenadamente na panela. Muitas pessoas também desengorduram espigas em uma assadeira.

Um descascador de faca elétrico espiga em tempo recorde e oferece uma opção fácil de usar para mãos artríticas. Simplesmente pegue a espiga pela ponta pequena e gire-a lentamente enquanto passa a faca elétrica por seu comprimento. Para o milho inteiro, corte os grãos com cerca de dois terços da profundidade. Para o milho em creme, corte os grãos até a metade da profundidade e raspe as espigas usando as costas de uma faca. Esse movimento remove o coração e o suco de cada núcleo.

Independentemente de você estar congelando espiga de milho ou não, você obterá o melhor sabor se usar milho dentro de duas a seis horas após a colheita. Um alqueire de espiga de milho produz 12 a 22 litros de milho congelado de grão inteiro ou creme. Se você estiver congelando em recipientes do tamanho de um quarto, obterá aproximadamente metade dessa quantidade.

Algumas pessoas congelam a espiga de milho com casca, mas isso não afeta o sabor nem a manutenção da qualidade. Para congelar o grão inteiro ou o milho em creme, remova as cascas, sedas e quaisquer vermes ou manchas. A remoção de cascas é um local onde as crianças podem ajudar. O branqueamento é o segredo para preservar o milho congelado mais fresco, mais doce e mais duradouro. 

Escalde o milho inteiro e o creme por quatro a seis minutos. Escalde as espigas inteiras com base no diâmetro da espiga: orelhas pequenas (1,25 polegadas ou menos de diâmetro) por 7 minutos; orelhas médias (1,25 a 1,5 polegadas de diâmetro) por 9 minutos; orelhas grandes (mais de 1,5 polegadas de diâmetro) por 11 minutos. Após o aquecimento, deixe esfriar pela mesma quantidade de tempo.

De-kernel espigas após o resfriamento. Empacotar milho em porções do tamanho de servir é outro ponto em que os jovens podem se interessar. Se estiver usando contêineres rígidos de congelador, deixe espaço de meia polegada na cabeça. Com sacos com zíper flexíveis, remova o máximo de ar possível. Um sistema de selagem a vácuo produz os melhores resultados de armazenamento a longo prazo.

É possível congelar a espiga de milho sem branquear, e não é prejudicial comer esse milho. Pule o empalidecimento se souber que comerá milho congelado dentro de dois ou três meses. Para um armazenamento mais longo, empalidecer.